Logo
Cardano Ecosystem

Cryptoradar

07/22/2022

·

459 views


Vasil Hardfork de Сardano: guia para entender a atualização crucial de 2022

Vasil Hardfork de Сardano: guia para entender a atualização crucial de 2022 Veja como Cardano (ADA) pode mudar sua maior atualização na era pós-Alonzo – e por que isso é crucial para a Web3 como um todo. Apesar das...

Vasil Hardfork de Сardano: guia para entender a atualização crucial de 2022

Vasil Hardfork de Сardano: guia para entender a atualização crucial de 2022

Veja como Cardano (ADA) pode mudar sua maior atualização na era pós-Alonzo – e por que isso é crucial para a Web3 como um todo.

Apesar das críticas severas, o blockchain Cardano (ADA) permanece no topo do ranking de criptomoedas por capitalização de mercado.

Nesse sentido, seu ecossistema de dApps está disparando em termos de número de aplicativos ativos; é por isso que seu hardfork Vasil é um dos eventos mais esperados no segmento de blockchain em 2022.

O hardfork Vasil da Cardano está pronto para empurrar as barreiras do desempenho da plataforma

Cardano (ADA), a maior blockchain Proof-of-Stake e plataforma de hospedagem de alto desempenho para aplicativos descentralizados, deve passar por uma atualização excêntrica de sua base de código.

Dessa forma, o próximo hardfork tem o nome de Vasil Stoyanov Dabov, um matemático proeminente e apaixonado entusiasta de Cardano (ADA), que faleceu recentemente.

Fonte: https://iohk.io/
  • Vasil hardfork é a atualização mais esperada em Cardano (ADA) desde a ativação de hard fork e contratos inteligentes de Alonzo;
  • Espera-se que o hardfork Vasil seja lançado no início do terceiro trimestre de 2022; A agenda do hardfork inclui quatro Propostas de Melhoria Cardano (CIPs): CIP-31, CIP-32, CIP-33 e CIP-40;
  • Em grande parte, as atualizações reconsiderarão os processos de dados no Cardano (ADA) para torná-lo mais otimizado para recursos e amigável ao desenvolvedor;
  • Além disso, as melhorias impulsionarão o progresso do Plutus, uma linguagem de programação específica do Cardano.

Afinal, o que é Cardano?

A plataforma introduzida em 2015 por Charles Hoskinson, principal desenvolvedor de blockchain, empresário, investidor e um dos fundadores da Ethereum, Cardano se promoveu como uma blockchain de terceira geração.

Ela foi projetada para resolver os “gargalos” do primeiro (Bitcoin e seus forks) e do segundo (Ethereum e seus forks) gerações de redes distribuídas.

Fonte: https://cardano.org/

Maior rede de prova de participação

Ao contrário de Bitcoin, Ethereum, Litecoin e outras blockchains iniciais, Cardano (ADA) aproveita o consenso de Prova de Participação; é uma solução muito mais ecológica, democrática e inclusiva para sistemas blockchain.

A integridade da blockchain e a segurança de suas operações são garantidas por stakers, ou seja, proprietários de ADA – tokens de blockchain nativos de Cardano – que os delegaram para staking pools.

Por fim, em troca de suas contribuições, os apostadores recebem recompensas periódicas em tokens ADA.

Além disso, os pools podem estimular seus apoiadores com recompensas adicionais em seus ativos nativos.

Ecossistema de dApps promissor

Assim como Ethereum, Polygon e BNB Chain, Cardano (ADA) é adequado para executar aplicativos descentralizados (dApps) de todos os tipos.

Nessa linha, o ecossistema de Cardano tem sua própria linguagem de programação, Plutus (baseada em Haskell), e um instrumento de baixo código para desenvolvimento de DeFi apelidado de Marlowe.

Dessa maneira, em meados de junho de 2022, Cardano (ADA) foi usado como plataforma técnica por mais de 1.000 dApps.

A maioria deles pertence ao segmento de tokens não fungíveis (NFTs): Cardano (ADA) alimenta marketplaces, coleções de NFTs e assim por diante.

Por fim, como tal, o ecossistema de dApps da Cardano é quase tão grande quanto o da Polygon em termos de número líquido de protocolos ativos.

O que é hardfork?

Um hardfork é uma mudança radical no consenso de uma rede que resulta no início de um blockchain que funciona de acordo com as novas regras.

Nessa linha, todas as cadeias paralelas (trabalhando de acordo com as regras pré-hard fork) se degradam automaticamente; seus blocos são rejeitados pelos validadores.

Além disso, o novo blockchain também pode começar a operar separadamente em vez de ser completamente abandonado.

Por exemplo, Bitcoin hardfork Bitcoin Cash (BCH) é um exemplo clássico de hardfork de sucesso; Ethereum e Ethereum Classic também se bifurcaram em 2016.

Por conseguinte, o blockchain Cardano também passou por vários hardforks: sua atualização, Mary, introduziu suporte para vários ativos, enquanto Alonzo adicionou a funcionalidade de contratos inteligentes.

Dessa forma, Cardano é o único blockchain mainstream com o chamado “coordenador hardfork”, um mecanismo único projetado para organizar atualizações de rede de forma transparente e com o mínimo de atrito.

Apresentando o Vasil hardfork: atualização mais significativa desde a ativação de contratos inteligentes

Paraleo a isso, como Cardano (ADA) carece de um roteiro e whitepaper, seus anúncios de atualização geralmente são manchetes na mídia Web3.

No entanto, o hardfork Vasil é especial: atende às necessidades do ecossistema de dApps em rápido crescimento em meio a uma recessão de baixa.

Fundamentos

O Vasil hadrfork foi anunciado pela primeira vez no início de 2022 como resposta à crescente popularidade dos contratos inteligentes da Cardano em dApps.

Nessa linha, com o Vasil hardfork, o processo de integração de dApps será mais simples do que nunca. Também deve tornar as operações da Cardano mais rápidas e baratas.

POr conseguinte, as atualizações (Cardano Improvement Proposals, ou CIPs) incluídas no Vasil harddfork reduzirão o volume de transações, tornando sua execução mais otimizada para recursos.

Assim que a atualização do Vasil estiver ativa, a lógica da transação será otimizada enquanto a proteção DDoS do Cardano (ADA) será atualizada.

CIP-31: Entradas de referência

A implementação do CIP-31 está configurada para introduzir as chamadas “Entradas de Referência”.

Esse mecanismo aborda as desvantagens do design do razão EUTXO para melhorar a escalabilidade e a eficiência de recursos das transações Cardano (ADA).

Assim, com o CIP-31, não há necessidade de “gastar” a saída da transação para vê-la.

Por sua vez, permite que os usuários vejam dados on-chain sem o escopo completo das operações associadas a gastos e recriação de UTXOs.

Este CIP melhorará o desempenho dos provedores de dados on-chain e economizará os recursos da rede.

CIP-32: Datums Inline

Com o CIP-32 ativado, um novo tipo de unidades de dados, ou seja, “datums inline”, serão anexados às saídas transacionais em vez de hashes de datums.

Assim como no CIP anterior, ele agilizará a comunicação entre vários atores no ecossistema de dApps da Cardano e a tornará mais confortável para remetentes e destinatários das transações da Cardano.

Tecnicamente, reduzirá o volume de dados que os participantes do consenso devem verificar para interagir com ele.

Como tal, os aplicativos descentralizados ajustarão facilmente seus projetos a novas atualizações para tornar essas lógicas operacionais mais eficientes.

CIP-33: Scripts de Referência

A atualização do CIP-33 afeta os scripts do Plutus.

Esses scripts são, na verdade, programas de software curtos que não são armazenados na cadeia.

Assim, toda vez que este ou aquele script for utilizado, a transação que autorizou seu uso precisa fornecer o script inteiro como parte da transação.

Como tal, o blockchain está inchado: também, a transação que usa vários scripts pode facilmente atingir o limite de tamanho.

Dessa forma, com o CIP-33 ativado, os “scripts individuais” são substituídos por “scripts universais”: as transações com “scripts universais” serão muito menores e, portanto, o blockchain as processará mais facilmente.

CIP-40: Saídas colaterais

Por último, mas não menos importante, o CIP-40 está pronto para empurrar as barreiras da resistência a DDoS da blockchain Cardano (ADA).

Para esclarecer, as saídas colaterais são definidas para melhorar o processo de validação da transação.

Atualmente, se a validação da transação falhar para esta ou aquela transferência, seu remetente perde a garantia. Assim que a CIP-40 for implementada, a proteção DDoS será realizada de forma mais inclusiva e justa.

Nessa linha, também elimina a necessidade de carteiras para definir garantias, o que é considerado um método desatualizado de proteção contra DDoS.

Bônus: linha do tempo de Vasil

Assim como qualquer grande atualização em blockchains modernos, o Vasil foi proposto sem uma linha do tempo exata. No final de junho de 2022, os desenvolvedores da Cardano da Input Output Global estão testando os mecanismos Vasil em redes de teste.

Assim, o Vasil de Cardano agora deve entrar em operação na rede principal até o final de julho de 2022.

Resultado final

Para concluir, Vasil é a atualização mais significativa para Cardano (ADA) desde a ativação de sua funcionalidade de contratos inteligentes com Alonzo.

Nela inclui quatro CIPs que abordam lógicas de transferência de dados e algumas operações com scripts Plutus.

Assim, espera-se que o hardfork Vasil da Cardano aprimore sua experiência de desenvolvimento e torne as transações de dApps mais rápidas e baratas.

Acompanhe o vídeo de seu criador explicando com mais detalhes a razão de existir do Cardano:

Fonte: Youtube

Acompanhe análise técnica do BTC feita pelo time da CryptoRadar. Acesse aqui!

Vasil Hardfork de Сardano: guia para entender a atualização crucial de 2022

Fonte: https://u.today/guides/cardanos-vasil-hardfork-in-cards-comprehensive-guide-to-most-crucial-upgrade-in-2022 (com adaptações)


ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Os pontos de vista e opiniões expressos pela CryptoRadar ou qualquer pessoa mencionada neste artigo, são apenas para fins informativos e não constituem aconselhamento financeiro, de investimento ou outros afins. Investir ou negociar criptoativos traz risco de perda financeira.



Acompanhe a CryptoRadar diariamente

e fique por dentro das principais notícias!


  • AD

    World’s First Multi-Token ISPO — By Genius X - Starts on 12th of September, epoch 363!

    Genius X, a revolutionary launchpad and business accelerator helping Web3 startups attain speed, scale, and edge, is thrilled to announce the world’s first Multi-Token ISPO.I WANT TO KNOW MORE!


    Read Original Article on Cryptoradar

    ORIGINAL SOURCE

    https://www.cryptoradar.com.br/criptomoe...

    Disclaimer: Cardano Feed is a Decentralized News Aggregator that enables journalists, influencers, editors, publishers, websites and community members to share news about the Cardano Ecosystem. User must always do their own research and none of those articles are financial advices. The content is for informational purposes only and does not necessarily reflect our opinion.


    More from Cryptoradar

    See more
    Cardano despenca 14% após falha na atualização do Vasil: Plano de emergência é necessário
    Cryptoradar
    Cardano despenca 14% após falha na atualização do Vasil: Plano de emergência é necessário

    08/19/2022

    ·

    301 views

    Related News

    See more
    WingRiders Governance Token

    Featured News

    See more



      DEFAULTENGLISH (EN)SPANISH (ES)RUSSIAN (RU)GERMAN (DE)ITALIAN (IT)POLISH (PL)HUNGARIAN (HU)JAPANESE (JA)THAI (TH)ARABIC (AR)VIETNAMESE (VI)PERSIAN (FA)GREEK (EL)INDONESIAN (ID)ROMANIAN (RO)KOREAN (KO)FRENCH (FR)CZECH (CS)PORTUGUESE (PT)TURKISH (TR)
    Bringing Fixed Assets (CNFT & CNT) Lending & Borrowing to CardanoWorld’s First Multi-Token ISPO — By Genius X