Logo
Cardano Ecosystem

Portal do Bitcoin

10/24/2021

·

918 views


O que é Cardano (ADA) e por que o ativo se tornou tão popular

Atualmente, criptomoedas enfrentam inúmeros desafios, incluindo a escalabilidade, o consumo de energia e a capacidade de interagir com dinheiro comum. Cardano se intitula como um blockchain de terceira geração. Sua comunidade está trabalhando para solucionar esses problemas e ser...

O que é Cardano (ADA) e por que o ativo se tornou tão popular

Atualmente, criptomoedas enfrentam inúmeros desafios, incluindo a escalabilidade, o consumo de energia e a capacidade de interagir com dinheiro comum. Cardano se intitula como um blockchain de terceira geração. Sua comunidade está trabalhando para solucionar esses problemas e ser melhor em comparação a seus antecessores, como o Bitcoin e a Ethereum.

Atualmente, Cardano (ADA) é a quarta maior criptomoeda por capitalização de mercado.

O que é Cardano?

Você já ouviu falar sobre as criptomoedas de primeira e segunda gerações, certo? Cardano se intitula como “a primeira criptomoeda da terceira geração”. Assim como a Ethereum, Cardano visa ser uma plataforma onde pessoas podem criar contratos autônomos.

Cardano is an open platform that seeks to provide economic identity to the billions who lack it by providing decentralized applications to manage identity, value and governance

— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) August 2, 2020

Foi criada por uma equipe liderada por Charles Hoskinson, em uma tentativa de criar um “ecossistema mais equilibrado e sustentável” para criptomoedas. Originalmente desenvolvida como um projeto de pesquisa, Cardano evoluiu para uma plataforma blockchain por si só.

Seus criadores acreditam que blockchain de contratos autônomos, como a Ethereum, enfrentam desafios relacionados à escalabilidade e interoperabilidade e que esses desafios podem ser melhor direcionados por uma nova plataforma, desenvolvida do zero.

O principal responsável pela criação da Cardano é Charles Hoskinson, um dos cofundadores da Ethereum.

Um breve panorama

Em 2015, Cardano começou como um projeto de pesquisa para explorar como criptomoedas poderiam ser melhoradas.

Em 29 de setembro de 2017, a equipe da Cardano divulgou ao público a fase Byron, que só fornecia suporte para transações com o token ADA.

Em julho de 2020, foi lançada a fase Shelley, que melhorou a descentralização da rede, ou seja, investidores poderiam realizar staking do ADA.

Goguen, a terceira fase, implementou contratos autônomos por meio da bifurcação (ou “hard fork”) Alonzo e pela emissão nativa de tokens.

Os estágios restantes são Basho, que foca na escalabilidade, e Voltaire, que lida com a governança no blockchain.

O nome das etapas da Cardano homenageia poetas ingleses. A rede já finalizou as etapas Byron e Shelley e, agora, está na fase Goguen.

O que tem de tão especial na Cardano?

A equipe por trás da Cardano foi inspirada pelo mundo da publicação científica e adotou sua abordagem de revisão paritária para sua criptomoeda.

Assim, todas as alterações e novos recursos apresentados são desenvolvidos, revisados e aprovados por acadêmicos antes de serem utilizados, incluindo Ouroboros, o algoritmo de consenso da rede.

O código da rede é escrito na linguagem de programação Haskell, utilizado por empresas incluindo o Bank of America (BofA) e a empresa de telecomunicações American Telephone and Telegraph (AT&T).

Input Output (IOHK), a empresa por trás do desenvolvimento da Cardano, publicou inúmeros artigos acadêmicos descrevendo a plataforma e sua tecnologia.

Mas não é só isso!

Atualmente, a rede Ethereum utiliza o mecanismo de consenso proof of work (PoW) para verificar transações, que utiliza muita eletricidade e só pode processar um número limitado de transações por vez. Cardano utiliza proof of stake (PoS), que consome menos energia.

A rede usa um algoritmo chamado Ouroboros para escolher quem cria o próximo bloco e para validar blocos (a atualização Ethereum 2.0 fará com que a Ethereum migre para o proof of stake em breve).

Defensores do algoritmo proof of stake acreditam que um mecanismo de consenso com foco em staking torna redes blockchain mais seguras enquanto reduz significativamente seu poder de consumo e a emissão de carbono.

“Se acertamos o proof of stake, a rede será 250 vezes mais descentralizada que o Bitcoin”, afirmou Charles Hoskinson.

A desenvolvedora IOHK já obteve progresso na gestão de identidade e rastreabilidade, anunciando inúmeras parcerias.

Em 2019, a IOHK se uniu à fabricante de calçados New Balance para lidar com a falsificação de tênis, permitindo que clientes confirmem a autenticidade de produtos usando o blockchain Cardano.

Em abril de 2021, a empresa firmou uma parceria com o governo da Etiópia para apresentar uma solução de digitalização que será implementada em escolas.

Intervalos ultrarrápidos de transação e a interoperabilidade com outros blockchains também estão sendo desenvolvidos.

Quais são os outros diferenciais da Cardano?

Cardano consiste em três partes:

1) Cardano Foundation: apoia a pesquisa e o desenvolvimento da rede;

2) IOHK: empresa que trabalha em conjunto com diversas universidades de pesquisa e desenvolvimento;

3) Emurgo: empresa distinta que foi contratada para trabalhar no blockchain e torná-lo mais atrativo comercialmente.

Como ADA é produzido?

ADA, a moeda da Cardano, é uma homenagem a Ada Lovelace, uma matemática do século XIX reconhecida como a primeira programadora, além de ser filha do poeta Lord Byron.

A moeda ADA da Cardano não é minerada assim como o Bitcoin. Em vez de mineradores, existem validadores, que são escolhidos pela rede com base em quanto de ADA possuem.

Se forem selecionados para validar as transações do bloco, apresentam uma aposta de quão confiantes são na verificação de todas as transações. Se o blockchain verificar o bloco do validador, este ganha a aposta e é recompensado em ADA.

O que é Ouroboros?

Ouroboros é o algoritmo que define a Cardano, o primeiro protocolo blockchain a ser baseado em pesquisas por revisão partidária, além da solução proof of stake do projeto.

Basicamente, o protocolo de consenso apoia a capacidade da Cardano em ser uma plataforma descentralizada proof of stake. É utilizado para garantir a segurança da rede, validar transações e emitir novos tokens ADA.

Ouroboros divide transações em “epochs” que, por sua vez, são divididos em “slots” de tempo. Um líder de slots é eleito para cuidar de cada slot de tempo e é responsável por acrescentar um bloco ao blockchain. Um novo líder de slot precisa considerar os blocos mais recentes do blockchain como transitórios. Isso é conhecido como “atraso de liquidações” e é o mecanismo pelo qual o registro é repassado, de forma segura, entre participantes.

Como adquirir ADA?

Dentre as dez principais criptomoedas, é possível comprar ou negociar ADA nas principais corretoras cripto, incluindo Coinbase, Binance, Kraken e eToro.

Para que serve ADA?

Embora você possa comprar e negociar ADA assim como qualquer outra criptomoeda, e utilizada n pagamento de transações no blockchain Cardano, não é considerada como uma moeda, assim como o bitcoin, que pode ser usado na compra de bens e serviços.

Na plataforma Cardano, usuários precisam comprar ADA para fazer transações, participar da governança, tornar-se um líder de slot e obter uma participação das taxas pagas pelas transações.

“[Cardano] faz tudo o que queríamos fazer usando criptomoedas, que é criar um sistema financeiro operacional para pessoas que não têm acesso a um — um que realmente possa competir com o sistema financeiro global”, explicou Hoskinson.

Em julho de 2020, a atualização Shelley permitiu o staking delegado. Pela primeira vez, detentores de ADA poderiam aplicar suas moedas em um pool com outros usuários para obter juros com a criptomoeda.

A bifurcação Alonzo

Em setembro de 2021, a rede principal Alonzo foi lançada, integrando contratos autônomos à Cardano.

O lançamento permite que a Cardano fique no mesmo nível que outros blockchains que utilizam contratos autônomos, como é o caso da Ethereum, que utiliza contratos autônomos desde 2015. Hoskinson, o fundador da Cardano, afirmou que Alonzo daria início a “uma nova era da Cardano”.

No entanto, o lançamento da bifurcação Alonzo não correu às mil maravilhas.

A primeira aplicação descentralizada (dapp) lançada na plataforma, uma corretora multipools chamada Minswap, foi forçada a suspender suas atividades logo após seu lançamento, pois teve problemas ao processar diversas transações de uma só vez.

IOHK negou acusações de que a dapp teve problemas para realizar o processamento simultâneo de transações, descrevendo essas críticas como “total FUD [‘medo, incerteza e dúvida’] e desinformação”.

IMPORTANT THREAD: Over the past 24 hours we have seen a lot of social media speculation (and let's face it, outright FUD & misinformation) over Cardano’s ledger approach and specifically ‘concurrency’. Let’s clear this up. #Cardano $ADA 1/n

— Input Output (@InputOutputHK) September 5, 2021

Em uma publicação, IOHK argumentou que o design de contratos autônomos da Cardano é um recurso, e não uma falha, resultando em uma segurança melhorada e em uma reduzida possibilidade de existirem taxas inesperadas e que os problemas de simultaneidade, como aqueles enfrentados pela Minswap, podem ser evitados.

O futuro da Cardano

A emissão de ADA consome uma fração da energia necessária para produzir bitcoins. Assim, Cardano é uma dentre inúmeras criptomoedas proof of stake a se beneficiar de uma nova ênfase de referências mais sustentáveis para cripto, após Elon Musk, CEO da Tesla, ter debatido sobre o assunto.

Em maio de 2021, logo após o anúncio de Musk de que a Tesla não iria mais aceitar bitcoin como meio de pagamento, criptomoedas “sustentáveis”, incluindo Cardano, dispararam para novas altas recordes.

Em julho, a gestora de ativos digitais Grayscale acrescentou ADA a seu fundo com as criptomoedas de maior capitalização (GDLC).

Em setembro, um relatório publicado pelo VC Outlier Ventures revelou que Cardano perde por muito pouco para a Ethereum em termos de desenvolvedores ativos mensais, conforme Cardano dominou grande parte das contribuições mensais no GitHub entre julho de 2020 e junho de 2021.

Na recente conferência virtual Cardano Summit, Hoskinson debateu sobre o futuro da Cardano a uma audiência de avatares digitais, anunciando uma loja de dapps para a rede, bem como uma carteira móvel e uma integração com a Chainlink.

Apesar dos problemas enfrentados por Alonzo, se a Cardano comprovar que sua abordagem rigorosa às criptomoedas pode atrair grandes empresas ao mundo dos blockchains, a rede pode estar na liderança de uma revolução cripto nos próximos anos.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização da Decrypt.co.

AD

SNEKbot by DexHunter on CARDANO

Cardano's Telegram Trading Bot live on Cardano mainnet!TRADE NOW!


Read Original Article on Portal do Bitcoin

ORIGINAL SOURCE

https://portaldobitcoin.uol.com.br/o-que...

Disclaimer: Cardano Feed is a Decentralized News Aggregator that enables journalists, influencers, editors, publishers, websites and community members to share news about the Cardano Ecosystem. User must always do their own research and none of those articles are financial advices. The content is for informational purposes only and does not necessarily reflect our opinion.


Genius Yields DEX Launched!

More from Portal do Bitcoin

See more
Petrobras fecha parceria com Cardano em programa educacional sobre blockchain
Portal do Bitcoin
Petrobras fecha parceria com Cardano em programa educacional sobre blockchain

12/20/2023

·

58 views

Related News

See more
Genius Yields DEX Launched!

Featured News

See more



    DEFAULTENGLISH (EN)SPANISH (ES)RUSSIAN (RU)GERMAN (DE)ITALIAN (IT)POLISH (PL)HUNGARIAN (HU)JAPANESE (JA)THAI (TH)ARABIC (AR)VIETNAMESE (VI)PERSIAN (FA)GREEK (EL)INDONESIAN (ID)ROMANIAN (RO)KOREAN (KO)FRENCH (FR)CZECH (CS)PORTUGUESE (PT)TURKISH (TR)