Logo
Cardano Ecosystem

Portal Cripto

10/03/2021

·

536 views


O que é Cardano (ADA) Blockchain?

Cardano é uma plataforma de blockchain baseada em pesquisas revisadas por pares. Em um marco para a plataforma, lançou contratos inteligentes na testnet em maio de 2021, com um lançamento mainnet a seguir no final do ano. Atualmente, as...

O que é Cardano (ADA) Blockchain?
  • Cardano é uma plataforma de blockchain baseada em pesquisas revisadas por pares.
  • Em um marco para a plataforma, lançou contratos inteligentes na testnet em maio de 2021, com um lançamento mainnet a seguir no final do ano.

Atualmente, as criptomoedas enfrentam vários desafios, incluindo escalabilidade, consumo de energia e capacidade de interagir com dinheiro normal.

Cardano se autodenomina um blockchain público de terceira geração . Sua comunidade está trabalhando para resolver esses problemas e melhorar seus antecessores, como Bitcoin e Ethereum .

Em maio de 2021, Cardano era a quinta maior criptomoeda em capitalização de mercado.

O que é Cardano?

Você já ouviu falar de criptomoedas de primeira e segunda geração Bitcoin e Ethereum, certo? Cardano se autodenomina a “primeira criptomoeda de terceira geração”. Como o Ethereum, pretende ser uma plataforma na qual as pessoas possam criar contratos inteligentes.

Charles, please explain the essential value proposition of Cardano in one sentence.

— Alex Hammer (@AIHammer) August 2, 2020

Foi criado por uma equipe liderada por Charles Hoskinson, em uma tentativa de criar um “ecossistema mais equilibrado e sustentável” para criptomoedas. Originalmente desenvolvido como um projeto de pesquisa, Cardano evoluiu para uma plataforma de blockchain em seu próprio direito. Seus criadores acreditam que os blockchains de contratos inteligentes, como o Ethereum, enfrentam desafios em relação à escalabilidade e interoperabilidade, e que esses desafios podem ser mais bem tratados por uma nova plataforma desenvolvida a partir do zero.

Você sabia?

O maior responsável pela criação de Cardano é Charles Hoskinson, que na verdade foi um dos co-fundadores da Ethereum.

Uma breve história

  • Cardano começou em 2015 como um projeto de pesquisa para explorar como as criptomoedas poderiam ser melhoradas.
  • Cardano foi lançado ao público pela primeira vez em 29 de setembro de 2017 com a fase ‘Bryon’, suportando apenas transações ADA.
  • A próxima fase, Shelley, foi lançada em julho de 2020. Melhorou a descentralização da rede e significou que os titulares poderiam participar da ADA.
  • O terceiro estágio, Goguen , adicionará suporte para contratos inteligentes e emissão de tokens nativos. O prazo é agosto de 2021.
  • Os estágios finais são Basho, que tem como foco o dimensionamento, e Voltaire, que trata da governança em cadeia.

Você sabia?

Cardano nomeia seus principais marcos de produto em homenagem a poetas ingleses famosos. A rede terminou a fase de Byron e Shelley e agora está na era Goguen.

O que há de tão especial em Cardano?

A equipe por trás da Cardano foi inspirada pelo mundo da publicação científica e adotou sua abordagem revisada por pares para sua criptomoeda.

O que isso significa? Bem, todas as mudanças e novos recursos introduzidos são desenvolvidos, revisados ​​e acordados por acadêmicos antes de serem usados, incluindo o algoritmo de consenso da rede, Ouroboros (do qual mais adiante). O código da rede é escrito na linguagem de programação Haskell, usada por empresas como o Bank of America e a AT&T. E a IOHK, a empresa por trás da Cardano, publicou uma série de artigos acadêmicos descrevendo a plataforma e sua tecnologia.

Mas isso não é tudo!

A rede Ethereum atualmente usa o mecanismo de consenso de prova de trabalho para verificar transações, que usa muita eletricidade e só pode processar um número limitado de transações de uma vez. Cardano usa prova de aposta , que consome menos energia; a rede usa um algoritmo chamado Ouroboros para escolher quem cria o próximo bloco e para validar os blocos. (Ethereum está trabalhando para mudar para prova de aposta já no final de 2021.)

Os defensores da prova de participação acreditam que um mecanismo de consenso baseado em estaqueamento torna as redes de blockchain mais seguras enquanto reduz significativamente seu consumo de energia e pegada de carbono.

Se acertarmos [na prova de aposta], a rede será 250 vezes mais descentralizada do que o Bitcoin.”

O desenvolvedor da Cardano, IOHK, já avançou na gestão de identidade e rastreabilidade, anunciando uma série de parcerias; em 2019, a IOHK se associou ao fabricante de calçados New Balance para combater tênis falsificados, permitindo que os clientes confirmem a autenticidade dos produtos usando o blockchain Cardano. Em abril de 2021, a empresa fez parceria com o governo da Etiópia para uma solução de identidade a ser implementada nas escolas.

Velocidades de transação ultrarrápidas e interoperabilidade com outras cadeias de blocos também estão em desenvolvimento.

Você sabia?

A moeda de Cardano é chamada de ADA em homenagem a Ada Lovelace, uma matemática do século 19 reconhecida como a primeira programadora de computador e filha do poeta Lord Byron.

O que mais é diferente?

O Cardano tem três partes:

  • Fundação Cardano – apóia a pesquisa e o desenvolvimento da rede.
  • IOHK – uma empresa que trabalha em conjunto com várias universidades em pesquisa e desenvolvimento.
  • Emurgo – uma empresa separada contratada para trabalhar no blockchain e torná-lo atraente para as empresas.

Como o ADA é produzido?

A moeda ADA de Cardano não é minerada como o Bitcoin. Em vez de mineiros, existem validadores, que são escolhidos pela rede dependendo de quanta moeda ADA eles possuem atualmente.

Se eles forem selecionados para validar as transações no bloco, eles apostam em quão confiantes estão em poder verificar todas as transações. Se o blockchain verifica o bloqueio do validador, eles efetivamente ganham a aposta e recebem uma recompensa no ADA.

O que é Ouroboros?

Ouroboros é o algoritmo de definição de Cardano, o primeiro protocolo de blockchain baseado em pesquisas revisadas por pares e a solução do projeto para prova de aposta.

Essencialmente, o protocolo de consenso está por trás da capacidade do Cardano como uma plataforma de prova de aposta descentralizada. É usado para proteger a rede, validar transações e ganhar ADA recém-criado.

Ouroboros divide as transações em épocas, que são subdivididas em intervalos de tempo. Um líder de slot é eleito para cada slot de tempo e é responsável por adicionar um bloco à cadeia. Um novo líder de slot é necessário para considerar os últimos blocos da cadeia recebida como transitórios. Isso é conhecido como “atraso na liquidação” e é o mecanismo pelo qual o razão é transmitido com segurança entre os participantes.

Como você consegue ADA?

Como uma das 10 principais criptomoedas, o ADA da Cardano está disponível para compra ou negociação na maioria das principais bolsas, incluindo Coinbase, Binance, Kraken e eToro.

O que você pode fazer com o Cardano?

Embora você possa comprar e negociar ADA como qualquer outra criptomoeda e usá-la para pagar transações no blockchain, ela não é considerada da mesma forma que uma moeda como o Bitcoin, que pode ser usado para comprar bens e serviços.

Na plataforma Cardano, os usuários precisam comprar ADA para fazer transações, participar da governança, se tornar um líder de slot e ganhar uma parte das taxas pagas pelas transações.

“[Cardano] realmente faz as coisas que sempre quisemos fazer em criptomoedas, que é construir um sistema operacional financeiro para pessoas que não têm um – um que realmente possa competir com um sistema financeiro global.”

Em julho de 2020, a atualização do Shelley permitiu a estaca delegada. Pela primeira vez, os proprietários de ADA puderam juntar suas moedas com outros usuários para ganhar a criptomoeda.

O futuro

A mineração ADA consome uma fração da energia que custa para produzir Bitcoin – então Cardano foi uma das várias provas de criptomoedas em jogo para se beneficiar de uma nova ênfase em credenciais mais verdes para criptografia, depois que o CEO da Tesla, Elon Musk, destacou o assunto em Maio de 2021.

Um próximo passo crucial para a plataforma é o lançamento de contratos inteligentes, que foram lançados na testnet Alonzo em maio de 2021 e devem entrar em operação na rede principal Cardano em agosto de 2021.

É um marco importante para a Cardano, com os contratos inteligentes formando um componente-chave das cadeias de bloqueio rivais, como Ethereum e Binance Smart Chain . Eles também são essenciais para a criação de aplicativos descentralizados ( dapps ), como os usados ​​no crescente ecossistema de finanças descentralizadas ( DeFi ).

Se Cardano puder provar que sua abordagem rigorosa para criptomoedas pode trazer grandes negócios para o mundo do blockchain, ela pode se encontrar na vanguarda de uma revolução de criptografia nos próximos anos.

Mais informações sobre ADA

ENTREGUE TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS

Assine nosso boletim informativo de Notícias

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de serviço e política de privacidade.

* O PortalCripto preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

AD

SNEKbot by DexHunter on CARDANO

Cardano's Telegram Trading Bot live on Cardano mainnet!TRADE NOW!


Read Original Article on Portal Cripto

ORIGINAL SOURCE

https://portalcripto.com.br/o-que-e-card...

Disclaimer: Cardano Feed is a Decentralized News Aggregator that enables journalists, influencers, editors, publishers, websites and community members to share news about the Cardano Ecosystem. User must always do their own research and none of those articles are financial advices. The content is for informational purposes only and does not necessarily reflect our opinion.


Genius Yields DEX Launched!

More from Portal Cripto

See more
Banco Sygnum expandiu seu portfólio de staking para Cardano ADA
Portal Cripto
Banco Sygnum expandiu seu portfólio de staking para Cardano ADA

08/02/2022

·

17.8K views

Related News

See more
Genius Yields DEX Launched!

Featured News

See more



    DEFAULTENGLISH (EN)SPANISH (ES)RUSSIAN (RU)GERMAN (DE)ITALIAN (IT)POLISH (PL)HUNGARIAN (HU)JAPANESE (JA)THAI (TH)ARABIC (AR)VIETNAMESE (VI)PERSIAN (FA)GREEK (EL)INDONESIAN (ID)ROMANIAN (RO)KOREAN (KO)FRENCH (FR)CZECH (CS)PORTUGUESE (PT)TURKISH (TR)