Logo
Cardano Ecosystem

Bolha Crypto

11/25/2022

·

74 views


A queda de Solana deu lugar para a Cardano na corrida como “Ethereum Killer”? - Bolha Crypto

Sem dúvidas, a Solana (SOL) foi uma das criptomoedas mais afetadas pelo colapso da FTX. A concorrente do Ethereum (ETH) passou por uma grande perda de capitalização de mercado logo após o anúncio de...

A queda de Solana deu lugar para a Cardano na corrida como “Ethereum Killer”? - Bolha Crypto

Sem dúvidas, a Solana (SOL) foi uma das criptomoedas mais afetadas pelo colapso da FTX. A concorrente do Ethereum (ETH) passou por uma grande perda de capitalização de mercado logo após o anúncio de insolvência das empresas de Sam Bankman-Fried (SBF).

Mas por que isso aconteceu?

SBF sempre se mostrou como um grande apoiador da altcoin. Sendo assim, seus empreendimentos tinham fortes investimentos não só na Solana, mas em tokens do ecossistema da criptomoeda. Só para exemplificar, SBF adquiriu US$1,2 bilhão em tokens SOL através da Alameda.

Além disso, a empresa de trading teria sob posse uma quantia bilionária da criptomoeda e foi acusada de vender suas participações na altcoin para impedir a queda do preço do FTT, token da FTX.

Esses fatores contribuíram para que a SOL passasse por um forte correção e que saísse do top 10. Nesse sentido, surge a dúvida: será que chegou a vez da Cardano brilhar? A altcoin vai finalmente se destacar como a “Ethereum Killer”?

Diferenças entre Cardano e Solana 

Embora sejam plataformas que nasceram com o intuito de melhorar a arena de contratos inteligentes, Cardano e Solana possuem algumas diferenças.

A Solana foi projetada para facilitar a criação de aplicativos descentralizados (DApp). Por essa razão, nasceu com o objetivo de melhorar a escalabilidade na arena, introduzindo um consenso de prova de história (PoH) combinado com o consenso de prova de participação (PoS).

Já a Cardano chegou com a filosofia de ser uma alternativa de pagamento em lugares onde o acesso ao sistema bancário é bastante limitado. Além de ser uma plataforma de contratos inteligentes com baixas taxas e transações rápidas, a altcoin se destaca por ter seu desenvolvimento baseado em pesquisa e por oferecer um staking que não prende as ADAs dos usuários. 

Enquanto a linguagem de desenvolvimento da rede da SOL é o Rust, o da ADA é o Plutus, inspirado em Haskell.

Qual a melhor “Ethereum Killer”?

O debate sobre o potencial de Solana e Cardano ultrapassar o Ethereum não é novo. Contudo, essa realidade está muito distante para ambas altcoins. 

Ethereum ainda é líder nos contratos inteligentes com volume de NFTs e valor total bloqueado (TVL) no DeFi muito maior que as suas concorrentes. Nesse sentido, podemos dizer que, antes de disputar diretamente com o ETH, as concorrentes da principal altcoin do mercado disputam entre si. 

Em relação ao TVL da Solana, ele passou por uma queda de 54% entre 8 e 21 de novembro, segundo os dados do DeFiLlama. Já o da Cardano, teve uma queda de 22% no mesmo período.

Mesmo levando em consideração que o TVL é calculado em cima de ativos voláteis e que, desde a data mencionada, o mercado de criptomoedas passou por uma forte correção, a Cardano ainda teve um desempenho melhor que o da Solana. 

Fora a falência da FTX, a Cardano ainda conta com o diferencial de ter uma rede que não fica offline. Embora a equipe da ADA seja acusada de demora em suas entregas, a criptomoeda conseguiu se mostrar resiliente entre as concorrentes do Ethereum, mesmo que seus preços não sejam os mais atraentes desde sua alta história vista em 2021. 

O colapso de uma grande apoiadora da Solana era apenas o que o mercado precisava para que a criptomoeda, a qual já teve oito paralisações de rede desde o seu lançamento, fosse deixada de lado, pelo menos até esse caos acabar. 

Todavia, apesar de a Cardano estar há alguns passos à frente da rival, sua demanda ainda não fez a sua rede bater o limite de utilização. Assim sendo, a altcoin precisa passar pelo teste do tempo para provar que consegue ser uma rival a nível do Ethereum. 

AD

World’s First Multi-Token ISPO — By Genius X - Starts on 12th of September, epoch 363!

Genius X, a revolutionary launchpad and business accelerator helping Web3 startups attain speed, scale, and edge, is thrilled to announce the world’s first Multi-Token ISPO.I WANT TO KNOW MORE!


Read Original Article on Bolha Crypto

ORIGINAL SOURCE

https://bolhacrypto.com/criptomoedas/a-q...

Disclaimer: Cardano Feed is a Decentralized News Aggregator that enables journalists, influencers, editors, publishers, websites and community members to share news about the Cardano Ecosystem. User must always do their own research and none of those articles are financial advices. The content is for informational purposes only and does not necessarily reflect our opinion.


NotifyLog - One stop tool for events tracking and analytics

More from Bolha Crypto

See more
Stablecoin da Cardano: saiba quais exchanges irão listar a Djed - Bolha Crypto
Bolha Crypto
Stablecoin da Cardano: saiba quais exchanges irão listar a Djed - Bolha Crypto

last Thursday at 2:53 PM

·

6 views

Related News

See more
WingRiders Governance Token

Featured News

See more



    DEFAULTENGLISH (EN)SPANISH (ES)RUSSIAN (RU)GERMAN (DE)ITALIAN (IT)POLISH (PL)HUNGARIAN (HU)JAPANESE (JA)THAI (TH)ARABIC (AR)VIETNAMESE (VI)PERSIAN (FA)GREEK (EL)INDONESIAN (ID)ROMANIAN (RO)KOREAN (KO)FRENCH (FR)CZECH (CS)PORTUGUESE (PT)TURKISH (TR)
NotifyLog - One stop tool for events tracking and analyticsWorld’s First Multi-Token ISPO — By Genius X